Perfil do Egresso

Perfil do Egresso

Espera-se que os egressos do Curso de Ciência de Dados possuam um perfil multidisciplinar, que sejam capazes de aplicar suas habilidades em diferentes setores do conhecimento. Devem ser capazes de trabalhar em equipe, colaborar com profissionais de diferentes áreas, bem como estar atualizados com as tendências e desenvolvimentos mais recentes na sua área de formação. Eles também devem estar cientes das implicações éticas e sociais de seu trabalho e ter a capacidade de tomar decisões necessárias em situações complexas. Em resumo, deverão ser altamente adaptáveis e preparados para enfrentar os desafios em constante evolução do mercado de trabalho.

O perfil profissional de conclusão está diretamente alinhado à ocupação de Tecnólogo em Ciência de Dados, conforme definido a partir da Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica – Cine Brasil (BRASIL, 2025); e da Classificação Brasileira de Ocupações – CBO do Ministério do Trabalho e Emprego (BRASIL, 2002). A CBO/MTE define a ocupação Cientista de dados, de código 2112-20. A Tabela de correspondência entre as denominações dos cursos e as sugestões de rótulos do INEP (BRASILb, 2025) apresenta para o curso Ciência de Dados (código 5175), de grau Tecnológico, o rótulo Cine Brasil sugerido (0681C01) Ciência de dados.

O egresso deverá ser capaz de aplicar técnicas de coleta, armazenamento, organização, análise e visualização de dados, bem como desenvolver soluções computacionais baseadas em dados para apoio à decisão, otimização de processos e geração de conhecimento. Deverá ainda demonstrar capacidade crítica para avaliar os impactos sociais e éticos das tecnologias que projeta ou utiliza.